Primavera: Regresso à Serra da Boa Viagem

quarta-feira, 3 de junho de 2009

No dia 19 de Maio, a nossa turma voltou aos trilhos pedagógicos da Serra da Boa Viagem. Partimos às 14h:15m da Escola e dirigimo-nos ao autocarro para iniciarmos a nossa viagem. Íamos com duas missões, observar a Natureza e plantar o nosso carvalho carrasco, que cresceu bastante desde o mês de Outubro, data em que trouxemos uma bolota da Serra e a colocamos num vaso na sala de aula.


Com os cuidados que fomos tendo ao longo destes meses, a bolota transformou-se num lindo carvalho carrasco.
Agora era altura de ele regressar ao local de onde veio. Quando chegámos à floresta, vimos as diferenças que aconteceram na Natureza, do Outono para a Primavera.
Fomos para debaixo do carvalho onde tínhamos escutado os sons da natureza no Outono. Nessa altura tinha poucas folhas castanhas e quebradiças e agora estava cheio de folhinhas tenras e verdinhas. Primeiro fizemos silêncio e fechámos os olhos: ouvimos o som do vento fraco e o chilrear dos passarinhos, que se encontravam no alto das árvores.
O passeio continuou e vimos um local propício para plantar o nosso carvalho. O Pedro e a Ana, com a ajuda da professora Isabel, começaram a escavar um buraco para plantarmos o carvalho. Com muito cuidado retiraram-no do vaso onde tinha germinado e crescido na nossa sala de aula. Vimos a raiz que ainda tinha agarrada uma parte da bolota de onde nasceu o carrasco.

Colocaram-no no buraco, aconchegaram com terra e a professora Paula regou-o com um pouco de água. Assinalámos com um pau esta pequena árvore para sabermos onde ela está. Vamos visitá-la muitas vezes para vermos como se desenvolve. De repente ouvimos o Alexandre a dizer que viu um esquilo, olhamos na sua direcção mas não vimos esquilo nenhum. Vimos sim, uma pinha roída que o nosso colega afirma, ser a pinha que o esquilo estava a roer.
Nesta estação do ano vimos muitos insectos: abelhas, borboletas, joaninhas e outros de que não sabemos o nome.
Também vimos flores de todas as cores e os nossos conhecidos: Pilriteiro, Salsaparrilha, Amor-de-hortelão, Silva, … Todos tinham folhinhas novas, alguns estavam em flor e já não tinham fruto como no Outono.
Encontrámos uma planta chamada alho que era muito engraçada porque a flor cheirava bem e a raiz cheirava a cebola.
Fizemos muita coisa em pouco tempo porque tínhamos que respeitar o horário do autocarro, mas ainda dissemos adeus ao nosso carrasco.
Apesar de ter sido uma pequena viagem, aprendemos muito e divertimo-nos imenso!

0 comentários:

 
Garcia da Orta e As Plantas Medicinais - by Templates para novo blogger